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Presença Digital: Como criar a sua?

Atualizado: 3 de set. de 2022

Podemos dizer que, atualmente, fazemos de tudo pela internet, presença digital é tudo.


A conectividade trás consigo a praticidade e facilidade em executar das tarefas diárias mais básicas, até as mais complicadas. Praticamente tudo se pode resolver online. E é por essas características que as pessoas vêm adaptando seus hábitos de consumo através de pesquisas em blogs ou redes sociais.


Por isso é tão importante uma empresa se colocar no plano digital. É por ali que as chances de atingir o público-alvo aumentam, além de marcar presença para os clientes e para a concorrência.

Entretanto, algumas marcas confundem presença digital com ter redes sociais. Não que estas não sejam importantes no desenvolvimento de um produto ou serviço, mas o primeiro passo a se dar nessa empreitada é o desenvolvimento de um bom site.


Através deste canal, seu cliente vai encontrar mais informações sobre seu produto e marca. Para tornar essa experiência a melhor possível para sua audiência, gerando confiança do público, é importante ficar alerta à pequenos detalhes que fazem grande diferença nos resultados.


O que é um bom site?


O primeiro quesito em que devemos prestar atenção é na funcionalidade do seu site. Ele precisa ter uma navegação fácil, intuitiva, onde o cliente só de bater o olho, já saiba como navegá-lo, e é através de um layout bem planejado que obtemos este aspecto. Um designer pode te ajudar nessa parte.


Outra característica que deve ser levada em consideração é o domínio do site. O que seria o domínio? É o nome do seu site: por exemplo: suamarca.com.br. Quanto mais simples e de fácil escrita o domínio, melhor será para o cliente acessá-lo. Se a sua marca tiver um nome um pouco mais complicado, vale investir em termos parecidos, caso alguém digite errado, o mesmo será direcionado e você não perderá uma visita.


Para turbinar esse material, ainda duas questões devem ser consideradas aqui. Informações são essenciais em qualquer site, então crie abas com os contatos da sua empresa, tanto físico (local do escritório e telefone) quanto digital (com a lista de todas as redes em que a marca está presente).


Também vale investir em uma aba com o histórico da empresa, comentários e avaliações de outros clientes. Além de todas essas informações disponíveis, precisa ser um site responsivo, que é uma plataforma que se adapta a qualquer tamanho de tela. Devemos relembrar que as pessoas, cada vez mais, acessam sites por smartphones, e estes devem proporcionar um acesso descomplicado.


Agora que já montamos um site, vamos pensar em como melhorá-lo ainda mais. Considerando que esta plataforma é a sua vitrine, e que através dela é que conquistamos mais clientes, um bom investimento á a criação de um blog dentro do seu site. Aí você deve estar pensando no que um blog poderia te ajudar.


Bom, criando um blog, abrimos ainda mais o leque de estratégias de marketing de conteúdo. São posts relacionados ao que você oferece, e são através deles que as pessoas encontram sua página quando buscam um termo relacionado no Google. Ter um blog aumenta sua posição nos rankings do Google, que considera os sites com blogues com maior credibilidade, e os coloca nas primeiras posições de um resultado de pesquisa.


Estes são os primeiros passos para nos consolidarmos com presença digital. Seu site tendo um bom conteúdo, onde seu público pode acessá-lo para tirar dúvidas e saber que o contato com a marca é fácil, sua empresa ganha autoridade e vira referência, quando se dá voz ao público, ele se sente valorizado.


Inbound Marketing


Após essa etapa do site concluída, começamos a parte de criação de conteúdo. Ao criar posts para seu blog, enviar e-mails com atualizações para os leitores e até criar conteúdos relevantes nas redes sociais, você está criando gerando valor para sua marca de dentro para fora, o que chamamos de Inbound Marketing.


Aqui você pode ler mais a fundo sobre esse tema. O importante que devemos saber sobre esse tipo de divulgação, é que quanto mais curado o conteúdo seja ao seu público melhor. Isso gera aquela confiança no cliente, ao mostrar que você sabe do que fala, aumentando positivamente a percepção da sua marca.


Mídias Sociais


Tão importante atualmente quanto um cartão de visitas no passado, as mídias sociais são o principal canal de comunicação entre pessoas e marcas hoje. Elas são um ótimo termômetro para sentir como seu produto ou serviço está sendo avaliado. Além disso, também são a forma mais rápida de aumentar o alcance da seu negócio, gerando resultados exponenciais quando é feito um bom planejamento de marketing.


Tenho certeza que quando estava pesquisando uma marca, e viu que ela não tinha nenhuma rede social, já ficou com o pé atrás, desistindo de entrar em contato e procurando provavelmente seu concorrente.

Isso é algo muito comum. Por conta da abundância de ofertas, damos cada dia mais valor para a experiência de outros usuários/clientes que já testaram aquele serviço, pois assim temos prova de o que está sendo entregue é realmente bom para você.


Ao saber usar as mídias sociais ao seu favor, suas marcas terão muito mais chances de aumentar seu alcance, vendas e lucro.


Tráfego Pago


Outro ponto da presença digital, são os investimentos em anúncios. Eles são a forma mais certeira de alcançar um público específico, uma região ou promover um produto. Existem vários tipos de anúncios, e o melhor para cada marca depende muito do serviço que ela presta. Por exemplo, as redes sociais são ótimas para ofertas de produtos e serviços B2C (Business to Consumer), onde você alcança com facilidade um consumidor final. Outros como Linkedin Ads e Google Ads, podem funcionar melhor para prestadores de serviço B2B (Business to Business), que precisam alcançar empresas onde o funil de vendas do seu produto será mais complexo.


Todas essas formas de divulgação, independente do canal (site, rede social ou anúncios) tem o mesmo objetivo: aumentar seu alcance e engajamento com o seu público.

É primordial que uma empresa, não importa seu tamanho ou capacidade, tenha pelo menos alguma presença no mundo digital, mesmo que seja um site institucional. No seu planejamento futuro, uma estratégia digital fará que sua presença aumente e se consolide, propagando cada vez sua marca.


Entendemos que algumas marcas podem ter receio de abrir um canal de comunicação tão íntimo com os clientes, por medo de gerar um feedback negativo. Porém, através deste contato, ambas as partes ganham. Os clientes ficam satisfeitos em saber que ele terá suporte para ajudá-lo a solucionar um problema. Já a empresa ganha com o aumento da credibilidade e o feedback dos clientes nos possibilita evoluir e melhorar problemas que às vezes nunca tínhamos pensado antes.


Afinal, melhor um cliente te dar um feedback do que ir para concorrência, não é mesmo?


 

Confira mais dicas sobre gestão de marcas aqui no nosso blog. Precisa de ajuda com sua marca? Faça um diagnóstico com a Increatives, entre em contato no WhatsApp.

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