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Identidade Visual: qual sua importância?

Identidade Visual: se você tem uma empresa ou está começando a empreender, com certeza já ouviu esse termo em algum momento. Tão importante quanto o nome ou logo, a identidade visual é o real trunfo quando falamos em percepção de marca. Afinal sobre ao que se refere esse termo?


O que é identidade visual?

A Identidade Visual, faz parte da construção da imagem da marca e é uma das principais representações dela no mundo.


Quando criamos uma marca, temos 2 partes essenciais que são a base de sua identidade, e que a representam visualmente: o logo e atributos visuais.


O logo é a expressão visual mais simplificada da marca. Ele precisa ter rápido entendimento e ser certeiro na hora de expressar o que fazem ou o que são. Os atributos visuais, são os elementos que fazem você reconhecer a marca mesmo quando o logo (ou nome) não está visível. Eles são as cores, tipografia, formas, estilo fotográfico, grafismos e ilustrações.


A identidade visual quando aplicada com consistência nos pontos de contato da marca, fazem com que o cliente a reconheça sem precisar citar o nome ou logo da empresa. Quando bem executada, a medida que o cliente é exposto aqueles elementos, a percepção da marca aumenta criando um link subconsciente ao seu visual.

Como funciona na prática?

Um exemplo fácil de entender, pense no banco Itaú. Aposto que a primeira cor que veio a sua cabeça foi o laranja, remetendo ao logo, a fachada do banco, o app do celular - e até a coloração dos comerciais sempre tão quentes e convidativos, com aquele aspecto de dia ensolarado. Quando começa esse comercial, você já não sabe de quem é sem nem ver o logo? Esse é o poder da Identidade Visual. Quando bem utilizada, ela faz com que o público reconheça a marca sem esforço. Você não precisa da marca completa, logo aparente, às vezes nem o produto! Só é preciso ver as cores que sua mente faz o link com a marca.


Olhe essa foto abaixo de um comercial recente do Itaú. A coloração 'ensolarada', o laço do bebê e o feeling convidativo, incitando conforto, felicidade, segurança, tudo isso faz parte da identidade visual.

Muitas vezes nossos clientes chegam até nós com uma preocupação enorme em ter o logo perfeito. Já no primeiro momento tentamos quebrar esse mito e expressar a importância da identidade visual, pois é ela que fará seu público lembrar de você. O logo não é nem 10% da estrutura da marca, temos atributos essenciais como posicionamento, identidade e valores que juntos representam a marca.

Não adianta só ser bonita, o visual da sua marca precisa instigar algo no seu público: a identificação.

Marcas são tão complexas quanto as pessoas que elas representam, por isso é tão importante criar uma identidade visual que faça sentido para seu público, onde ele se sinta acolhido, bem representado e expresse sua identidade e posicionamento como marca. Lembre-se: pessoas não compram de marcas com que não se identificam um nível emocional.


Como cria uma boa identidade visual?


O primeiro passo para uma criar uma boa identidade visual é ter definido: • Seu posicionamento, promessa de marca, público alvo. (quem você, o que faz e para quem faz) • A sensação que deseja instigar nas pessoas. (encantamento, coragem, segurança) • Como deseja ser percebido pelo mundo. (disruptivo, acessível, descomplicado)

• O que os atributos da identidade devem expressam sobre a marca (leveza, confiança, mistério)


Todas essas perguntas são respondidas na plataforma de marca ou caso o cliente não tenha esses pontos definidos, um bom briefing cuida de responder essas questões.


Com esses pontos definidos conseguimos entender as expectativas do projeto. Essa clareza vai tornar o processo criativo mais produtivo, garantindo resultados que vão alavancar a marca e tornar o visual relevante por muito mais tempo.


Existem alguns requisitos técnicos que devemos considerar em um projeto de identidade visual:


1. Ser adaptável para manter a legibilidade, visibilidade e entendimento dos elementos em diferentes tamanhos, ambientes e aplicações, principalmente de logotipos e taglines.


2. Os atributos da marca precisam ter unicidade. Pense o que eles expressam em conjunto e quais correlações podem ser feitas na mente do público.


3. Funcionar bem tanto no online quanto no offline. O público tem a mesma sensação quando entra em contato com a marca em diferentes ambientes?


4. Se atentar se o logo ou qualquer outro elemento não tenha conotações indesejadas. Ex: conotação sexual, símbolos ambíguos ou atributos que se assemelhem a outra marca (concorrência desleal).


E o mais importante para os gestores da marca: Crie algo que realmente represente a cultura da empresa, onde você também se sinta representado, e que faça tanto sentido para todos que se torne algo natural de ser implementado.


Então invista em bons profissionais de branding e design para criar sua Identidade Visual. Esse investimento vai ter retorno exponencial e durará por muitos anos se bem feito.

 

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