top of page
  • Instagram

branding e design

  • Foto do escritorIncreatives Agência

Design precisa ser estratégico.

Atualizado: 9 de set. de 2022

Todos conseguem entender o lado estético do design. O próprio termo se tornou referência de beleza, qualidade e personalidade.


Independente do segmento, seja na decoração de interiores ou criação gráfica, o design vai muito além do visual. Ele precisa também ser estratégico, pois afinal todo design tem um objetivo.

Por isso que na Increatives acreditamos no design estratégico, aquele que é pensado para servir uma função. Não adianta ter uma marca bonita se ela não é funcional, não adianta uma cadeira ser diferente se ela for desconfortável. A estética pode ser uma forte aliada de um design, mas não é tudo. Como designer precisamos entender a importância de processos de análise e testes, antes de aplicar o que é mais agradável visualmente.


Design como função.


Nós designers fomos treinados para encontrar soluções. Não somos artistas! O nosso trabalho é analisar e criar algo com função.O design sempre precisa ter um objetivo, seja ele tático, funcional ou sensorial.


Quando criamos qualquer tipo de arte, marca ou produto, estamos traduzindo o objetivo do nosso cliente de forma visual. Sendo assim, precisamos entender muito bem o que o nosso cliente faz, para quem faz e por que faz.


É aí que muitos designers pecam, acabam criando designs rasos, apenas estéticos ou genéricos. Muitas vezes isso acontece pela falta de tempo ou experiência na área. O processo criativo não é bem feito e impacta na qualidade do produto final.


Um processo criativo bem feito, há tempo para fazermos: briefing com o cliente, coleta de dados, pesquisa de referências, análise de mercado (ou Estado do Design), conceituação, e por fim, testes.


Parece um processo longo, mas agências com equipes multidisciplinares como a Increatives, tem metodologias que fazem o processo criativo ser mais rápido e eficiente.


É durante esse processo que vamos entender a função do design que estamos criando, e fazer perguntas como:


Qual o seu objetivo principal?

Como ele deve se comportar?

Quais suas limitações?

Ele é adaptável?


Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas durante o processo criativo para que nosso design seja estratégico. Ele servirá sua função da melhor forma possível, pois todas as possibilidades foram analisadas e testadas.


Mas é o visual?


Se na estratégia é onde determinamos a função de um design, na estética é onde traduzimos tudo para o visual. Ela é a linguagem que usamos para nos comunicar com o público, como nos conectamos e incitamos reações.


Pense assim: a estratégia é o "porque" e a estética é o "como".


Sabemos que um conceito visual bem aplicado faz milagres para qualquer design. Afinal, nós somos seres sensoriais, a nossa visão e tato são os primeiros sentidos a serem ativados quando entramos em contato com um objeto.


Além disso, um visual bem resolvido é interpretado muito mais rápido pelo nosso cérebro, que está sempre buscando conexões e referências para entender o mundo. É nessa área que entramos na parte psicológica do design, no campo da antropologia e simbologia.


Ou seja, o design sempre vai ser estético - bom resolvido ou não, ele é a linguagem que usamos para nos comunicar. Agora a estratégia é o que vem antes e dita como essa linguagem deverá ser.


Por fim, um bom design é estratégico.


O mundo do design é muito mais complexo do que podemos imaginar. São fatores psicológicos, emocionais e estratégicos que usamos para transmitir para o mundo uma mensagem.


Saber fazer isso bem é um diferencial em um mundo de designs genéricos.Esse diferencial pode ser a diferença entre uma pessoa escolher a sua marca ou a do concorrente.


Por isso acreditamos e aplicamos o design com estratégia na Increatives. Queremos destacar tudo que a sua marca faz de bom, somos apenas o meio para você atingir os seus objetivos.


Gostaria de falar sobre um projeto? Entre em contato com a Increatives.

20 visualizações0 comentário
bottom of page