Itens essenciais para toda marca | Increatives

Blog

Itens essenciais para toda marca

Na correria de queremos atingir nosso público da forma mais rápida e colocar nossos serviços/produtos no mercado, às vezes acabamos deixando de lado algumas etapas de lado quando estamos abrindo nossa empresa. Na maioria das vezes, temos o mínimo, que é um logo e um cartão de visitas, porém hoje em dia isso não é mais o suficiente para que um potencial cliente escolha você ao meio de tantos outros concorrentes.

O público hoje quer estar engajado com as marcas, por isso ele precisa se reconhecer dentro dela, a enxergando praticamente como uma pessoa real. É nessa parte que a identidade visual entra em cena. Como já comentamos aqui sobre a importância dela, a ID da sua empresa é o que vai fazer o cliente ter segurança em tratar com você.

Fora as questões de criação de marca, existem alguns itens essenciais que toda empresa precisa ter para que se apresente como bem estruturada para os futuros clientes. Vamos falar mais um pouquinho sobre eles:

 

Papelaria e Impressos

 

Os itens de papelaria são um grande exemplo de peças que não são valorizadas em primeiro momento. Pense com a gente: você recebe um envelope pardo, sem nenhuma identificação, não sabe quem enviou ou o porque você recebeu, imagina a sua reação quando abrir e ver que é um documento que solicitou de uma empresa que você fez negócios. Com certeza você vai pensar, “Nossa  essa empresa deve ser bem pequena” ou “Eles são bem amadores”.

Agora quando você apresenta seu cliente ou parceiros, com um envelope nas cores da sua marca, com seu logo, infos de contato e acima de tudo uma aparência agradável, estará criando confiança na mente desta pessoa.

A mesma coisa quando apresentamos um cartão de visitas muito genérico, ou quando o cliente solicita nossos serviços e não temos nem um flyer para oferecer.

Os itens da sua papelaria podem variar de acordo com a necessidade e ramo, mas acreditamos que um cartão de visitas bem feito, envelope A4, folder  e um modelo de papel timbrado (mesmo que seja aquele que você imprime em casa ou envia no Word com seus orçamentos) são essenciais não importa o seu ramo de atuação ou tamanho da sua empresa.


Presença Digital

 

Se você não está no Google, você não existe.”

Já ouviu isso? Pois é, hoje em dia isso é pura verdade.

Com o acesso a internet ficando cada vez mais fácil e a pesquisa de informações podendo ser feita ali rapidinho pelo celular, não é surpresa que algumas empresas acabam perdendo lugar para aquelas que tem uma presença digital maior. Mas não se desespere, mesmo quem está começando a colocar seu pézinho no mundo digital, precisa começar em algum lugar.

Uma das ferramentas mais legais do Google para empresas é o “Google Meu Negócio”. Nele você consegue cadastrar o endereço, telefone, site, horários de funcionamento e uma pequena descrição da sua empresa. Isso é ótimo para empresas que trabalham com ponto de venda fixo, pois mostra informações mais atualizadas que a maioria dos sites.

Outro ponto importante dentro do mundo digital, são as mídias sociais. Temos várias redes com diferentes propósitos, mas as mais conhecidas são o Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube. Todas essas conectam os perfis pessoais (consumidores) com perfis comerciais (empresas), e no caso do Linkedin conseguimos falar de empresa para empresa.

As  mídias sociais podem ser uma ótima ferramenta para divulgar seus serviços e fidelizar seu público. Um trabalho bem feito pode gerar uma renda e crescimento exponencial muito maior que outros meios de divulgação convencionais. O que devemos nos atentar é se o nosso serviço está adequado aquela rede, como por exemplo empresas muito tradicionais dentro do Instagram que é um ambiente mais descontraído.

Ter um site também é um dos itens essenciais, ele é o canal que passa maior confiança para o consumidor por ser uma linha direta com a empresa/marca que ela quer se comunicar. Ao criar um site, temos que nos atentar a adaptação entre telas (desktop e mobile), ter uma navegação amigável e descomplicada e acima de tudo estar com informações sempre atualizadas.

 

Extras

 

Há pequenas outras coisas que também podem fazer diferença na imagem da empresa, como assinaturas de email personalizadas, emails marketing ou até comunicações de email padronizadas com a linguagem e visual da marca.

Lembrando que qualquer personalização, desde que coerente com a marca são bem vindas, como adesivos personalizados, stickers digitais, QRcodes, filtros de instagram, copos, bolsas, moleskines e tudo mais que você possa usar de suporte para expressar sua marca.

Pode parecer simples, mas imagem é realmente tudo quando lidamos com marca. Elas são a primeira impressão e quanto mais valor damos a esse pequenos detalhes, mais confiança e segurança criamos com o consumidor.

Falta algum desses itens no repertório da sua marca? Converse com a IN e faça um diagnóstico de marca conosco!

Notícias Relacionadas