Identidade Visual: qual sua importância? | Increatives

Blog

Identidade Visual: qual sua importância?

Identidade Visual: se você tem uma empresa ou está começando a empreender, com certeza já ouviu esse termo em algum momento.

Tão importante quanto o nome ou logo, a identidade visual é o real trunfo quando falamos em percepção de marca. Afinal sobre ao que se refere esse termo?

 

O que é identidade visual?

 

Quando criamos uma marca, temos 3 partes essenciais para fazer ela existir, que são: nome, logo e identidade visual.

O nome (ou naming) da sua empresa, é a identificação sonora feita pelo seu público. O logo é a expressão visual mais simplificada da sua marca. Ele tem que ter rápido entendimento e ser certeiro na hora de expressar quem é ou sobre o que é sua marca. 

E por fim a identidade visual, que é o alicerce por trás de tudo, ela que faz você reconhecer a marca mesmo quando o logo ou nome não está aparente. Ela é feita de várias partes, porém suas principais ferramentas são as cores, a tipografia, formas e fotos/ilustrações.

Essas ferramentas quando aplicadas em peças de comunicação visual e ambientação fazem com que o cliente reconheça a marca sem precisar citá-la diretamente ou excessivamente. É o que chamamos de percepção da marca: quando a ID é bem construída, a percepção da marca aumenta conforme o cliente é exposto aquela identidade, criando um link subconsciente  das cores, formas, tipografia e logo, à sua marca.


Como funciona na prática?

 

Um exemplo fácil de entender, é a identidade visual do banco Itaú. Você já consegue imaginar, não é? Aposto que a primeira cor que veio a sua cabeça foi o laranja, remetendo a coloração dos comerciais, sempre tão quentes e convidativos, com aquele aspecto de dia ensolarado. Além disso você pode lembrar também da fachada do banco, as bicicletas espalhadas pela cidade e até do seu aplicativo mobile.

Tudo isso faz parte da identidade visual e quando bem utilizada, como a do Itaú, faz com que o público reconheça a marca sem esforço. Quando começa aquele comercial você já sabe de quem é! A mesma coisa para marcas como Coca-Cola, Skol, Renault, Leroy Merlin e por ai vai.

Muitas vezes nosso clientes chegam até nós com uma preocupação enorme em ter o logo perfeito. Já no primeiro momento tentamos quebrar esse mito e expressar a importância da identidade visual, pois é ela que fará seu público lembrar de você.

O logo é apenas 10% de tudo que sua marca representa, o restante está ali na Identidade visual, verbal, posicionamento, personalidade, e principalmente nos seu ideais.

Marcas são tão complexas quanto as pessoas que elas representam, por isso é tão importante criar uma identidade visual que faça sentido para seu público, onde ele se sinta acolhido e bem representado.

Quer fazer um diagnóstico da sua identidade atual? Converse com a IN e descubra como ganhar mais clientes e expandir sua percepção de marca.

Notícias Relacionadas